Fernanda Torres consegue feito histórico com indicação ao Oscar.
Fernanda Torres foi indicada para a categoria de Melhor Atriz no Oscar 2025 por sua atuação como Eunice Paiva em ‘Ainda Estou Aqui’.
Nesta última quinta-feira foram divulgados os indicados ao Oscar 2025 e a melhor e maior surpresa ficou com ‘Ainda Estou Aqui’, além da indicação da Fernanda Torres, o filme conseguiu indicações para as categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, sendo que, para a primeira mencionada, é a primeira vez na história que um filme nacional consegue o feito.
Um dia histórico para o cinema nacional, mas ainda mais especial e significativo para Fernanda. Isto é, ela é apenas a segunda atriz brasileira na história a ser indicada na categoria. A primeira? Foi sua mãe, Fernanda Montenegro, há 26 anos pelo filme Central do Brasil quando foi esnobada e o Oscar ficou com Gwyneth Paltrow.

Mãe e filha com seus nomes gravados na história. O roteiro não poderia ser mais emocionante. E o fervor está por todas as redes sociais com os brasileiros loucos comentando em toda aparição da Fernanda em algum veículo americano, toda postagem, é mencionado como uma possível reparação histórica. Bem, o que parecia impossível se tornou uma possibilidade.
Fernanda Torres vai concorrer com Demi Moore, Cynthia Erivo, Mikey Madison e Karla Sofía Gascón. A indicação chega em um momento de crescente e destaque que Ainda Estou Aqui tem conseguido no mercado americano. Isto porque o filme estreou recentemente nos cinemas nos EUA e tem sido muito bem recebido tanto pela crítica como pelo público. Em um panorama geral, a atuação da Fernanda tem sido aclamada pelo seu papel como Eunice Paiva.
Além desse timing perfeito, o que atraiu muito mais interesse e ampliou as considerações para o filme e consequentemente para Fernanda, Ainda Estou Aqui vem de uma agressiva e intensa campanha nos EUA. Com a Fernanda indo em talk shows, muitas entrevistas e essa lembrança de que é uma das grandes atuações da temporada. E claro, sua conquista no Globo de Ouro, somado a todos esses fatores, deu uma impulsão gigante de visibilidade fazendo com que o filme e ela entrasse de vez para consideração dos melhores.

No entanto, é bom certificar de que uma vitória não é certa, muito pelo contrário, por alguns motivos. Acompanhando os veículos americanos e a repercussão, é notável o reconhecimento e consideração que a Fernanda recebe, isso é claro como a luz do dia. Mas, os mesmos veículos trazem a lembrança de alguns fatores que somados podem afetar o resultado final.
Fernanda Torres não foi indicada para o SAG e BAFTA, o que significa que ela não enfrentará as concorrentes Demi Moore, Cynthia Erivo, Mikey Madison e Karla Sofía Gascón até o Oscar.
A história e as estatísticas não estão do lado da Fernanda por alguns motivos. Desde o início do SAG Awards em 1995, apenas três atores ganharam um Oscar sem ao menos receber uma indicação ao SAG: Marcia Gay Harden por “Pollock” (2000), Christoph Waltz por “Django Livre” (2012) e Regina King por “Se a Rua Beale Falasse” (2018). Todos os três estavam em categorias coadjuvantes. Apenas Harden e King conseguiram ganhar um Oscar de atuação sem indicações ao SAG e ao BAFTA. Sem os dois mencionados e o Critics Choice fica ainda mais restrito pois apenas Marcia Gay Harden conseguiu.
Isso sem considerar o seguinte cenário, caso uma das outras atrizes ganhe tanto no SAG quanto no BAFTA ou Critics o favoritismo será disparado do nome que conseguir tal feito, embora seja difícil, mas não improvável. Outro cenário, caso um nome diferente ganhe no SAG, BAFTA e Critics tudo ficará ainda mais aberto, mas se alguma delas conseguirem dois prêmios já sairá com uma enorme vantagem e favoritismo.
Ainda que isso não vai definir o resultado final, mas pode indicar um caminho. Embora, tudo é possível nessa temporada porque está tudo aberto em todas as categorias, é uma temporada abaixo dos últimos anos, o que deixou tudo nivelado e todos com chances. E se esses prêmios não contam com a Fernanda, ela ainda possui muita força com a conquista do Globo de Ouro e pela forte recepção de Ainda Estou Aqui nos EUA. Isso está a favor dela e pode fazer total diferença.

A premiação do Oscar 2025 será realizada no Dolby Theatre, em Los Angeles, no dia 2 de março.
Confira aqui os indicados nas principais categorias.
Fique ligado para a cobertura completa da premiação.